SEJA BEM - VINDO!

Obrigado por viajar no nosso HIPERTEXTO!


sexta-feira, fevereiro 19, 2010

O modernismo e Jorge Amado

Tenda dos Milagres é um romance de Jorge Amado que leva o leitor a refletir sobre a cultura popular da Bahia e sobre a formação da nacionalidade brasileira, mostrando a importância da mistura e da luta contra o racismo e contra o preconceito no Brasil.

O romance representa no campo da ficção um grande exemplo das obras amadiana em defesa da mestiçagem. Amado não só cria sua mestiçagem e a insere no corpo de seus personagens como mistura ficção e realidade sem negar os problemas sociais brasileiros.

Grande propagador da idéia da mestiçagem Jorge Amado fez de suas experiências diárias um modo especial de ser brasileiro. Em seus livros tudo parece ter resultado da mistura: as culturas, as religiões, as festas, a cultura popular... tudo funciona como arma contra o preconceito, contra o racismo.

Tenda dos Milagres foi publicado em 1969 e classificado como um romance da segunda fase do modernismo literário brasileiro, fase voltada para os romances regionalistas.

As obras de Jorge Amado foram divididas pelos críticos literários em:

· Romances da Bahia ou proletários que retratam a vida na cidade de Salvador;

· Romances ligados ao ciclo do cacau:

· Crônicas de costumes.

Em 1927 Jorge Amado aderiu a um grupo de jovens escritores contrários ao Modernismo conhecido como Academia dos Rebeldes, mas apesar disso Jorge Amado é considerado Modernista da segunda geração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário