A Sociedade em formação é um tema importante na Obra de Jorge Amado, presente tanto nos romances da fase sociológica como nos da fase antropológica. O artigo de Arnaldo Franco Junior – Sociedade em formação: Terras do sem fim e Tenda dos Milagres - vem a falar da sociedade em formação, a que é tratada por Jorge Amado, como a sociedade miscigenada, na primeira parte fala-se do livro Terras do sem-fim e na segunda parte trata do nosso objeto de estudo em questão que é o livro Tenda dos Milagres.
O romance critica o racismo, alternando passado e presente. Acompanha a vida e as idéias de Pedro Archanjo na primeira metade do século xx e também o seu resgate, em 1969, por periódicos, estudiosos e instituições políticas brasileiras, alguns deles bastante oportunistas. (JUNIOR, Franco Arnaldo. s/d p. 8)
Vem a tratar da mistura que Jorge faz da Antropologia e sociologia com sua ficção, e Tenda dos milagres se encaixa exatamente nessa época que Jorge mistura os conceitos reais, de teóricos reais em sua narrativa, outros exemplos são: Gabriela, cravo e canela; Tereza batista cansada de guerra e Tieta do Agreste
Tenda dos Milagres — considerando a data de sua publicação — aponta para um terceiro momento, o do Brasil sob a ditadura militar, no século xx, sugerindo a aproximação entre o clima autoritário decorrente da ação dos personagens racistas do livro e a atmosfera opressiva em que estava mergulhada a realidade brasileira em 1969. (JUNIOR, Franco Arnaldo. s/d. p. 8)
Tais dados vêm provar o quão grandiosa é a escrita de Jorge que consegue ser repórter, antropólogo, sociólogo e escritor ficcionista em somente uma obra e assim discutir aspectos da cultura baiana.
JUNIOR, Franco Arnaldo. Sociedade em formação: Terras do sem fim e Tenda dos Milagres. in Caderno de Leituras. s.d.
Para ler o artigo integral, como fonte de conhecimento e pesquisa, eis o link:
Saber mais sobre a Literatura de Jorge Amado
Nenhum comentário:
Postar um comentário